06 janeiro 2015

Curiosidades da comida chinesa: Pratos que você deve experimentar! Parte 2

Dando sequência ao post Curiosidades da comida chinesa: Pratos que você deve experimentar!  chegamos a parte dois!

Pé de Galinha

[photo - o link do flickr estava quebrado...]
Admito, este é um comfort food de infância. Horas e horas de diversão entre ossos e cartilagens saborosíssimos. Para variar, traz certa desconfiança e desconforto ao olhar o prato pois estamos falando de literalmente o pé da galinha. Ok, novamente, se você passou da fase (não como porque lembra o bicho), manda a ver! Você não vai se arrepender. Se ainda não passou, precisamos criar um curso de choque cultural e incentivo ao exotismo para você experimentar. Ou simplesmente decida não comer, tudo é válido. 

Onde comer: em restaurante? preciso de sugestões e orientações!
Onde comprar: Mercearia e Bomboniere Towa - Praça da Liberdade, 113 - Liberdade - São Paulo / Mei Sim - Praça da Liberdade, 83 - Liberdade - São Paulo

Hor fun/ Ho fen / Chow fun

[photo: minha!]
Começo dizendo: olha o absurdo! Como pode o meu prato favorito não ter UMA foto tirada por mim nas minhas infindáveis pesquisas por comida? Acho que é o hábito de comer e achar algo tão normal, que nem foto recebeu. Vou me redimir tirando uma bem bonita um dia desses. (Pronto, passou)
Esse prato é um daqueles que sempre que me pedem para ir no restaurante chinês eu peço. E adivinhem? Sempre é um favorito!! 
Isso é um prato tipicamente cantonês, ou seja, da região do Cantão. Mais especificamente, de uma cidade chamada Sa ho ou Shahe (em mandarim), que hoje fica em Guangzhou. O macarrão é feito de arroz e encontrado em diversas culturas como a vietnamita, tailandesa, cambojana, filipina e malaia. A versão que eu conheço é como esta da foto: com camarões, broto de feijão, cebolinhas e carne.
Esse, de longe, é meu comfort food #1!

Onde comer: é... quase todos os restaurantes da liberdade tem esse prato pois a influência culinária na américa é dos cantoneses, que imigraram há mais de 200 anos para nossas terrinhas. Mas fica um registro de onde normalmente peço:
Casas Campeão - Rua da Glória, 141
Rei dos Reis - Praça Carlos Gomes, 178 - Liberdade
Chi Fu - Praça Carlos Gomes, 200 - Liberdade
Jardim Meio Hectare - Rua Tomás Gonzaga, 65, São Paulo

Hot Pot / Sukiyaki Chinês

[photo minha do hot pot do Jazz Cat - california]

Conhecem o sukiyaki japonês? Coloca-se uma panela com caldo no centro e os comensais vão colocando os ingredientes que quiserem e retirando assim que ficam cozidos. Pois bem. Aqui só fui a um lugar que faz isso com ingredientes chineses!
Tem como negar que esse é o ápice do compartilhamento de comida? Se você já frequenta restaurantes chineses, sabe que a comida é feita para ser compartilhada, nada de empratamento individual. Agora compartilhar a cocção na mesa... exige no mínimo que você tenha um bom relacionamento com os outros comensais... ehehehe
A foto mostra um hot pot individual onde, neste caso em específico, o caldo era incrivelmente maravilhoso de bom! Era de campim-santo e infelizmente só nos EUA minha gente. Voltaria só pra isso.

Onde comer: ATENÇÃO! O HOT POT SÓ ACONTECE NO INVERNO NO China Lake - Rua Marechal Deodoro, 525 - Santo Amaro - São Paulo - SP


Nenhum comentário: