QUEM?


"Você só pensa em comida?"


Sim! Segundo disseram alguns amigos: 95% do meu tempo acordada eu estou pensando em comida...

Apesar disso, sou uma pessoa que morre de vergonha de dizer que não sabe cozinhar (a ponto de pedir para o irmão fazer o ovo frito ao invés de enfrentar o óleo fervendo). 
Por este motivo, admiro muito quem sabe 'fazer comida'*. Adoro conhecer novos sabores, combinações inusitadas criadas em restaurantes (ou amigos), assim como observar toda experiência e o conceito proposto. 

Meu paladar não é o dos mais treinados, mas adquiriu a capacidade de perder o preconceito com certas coisas que eu odiava na infância (como abobrinha e sopa) e hoje gosta muito de chuchu e tofu (e não vem me dizer que não tem gosto. Você não experimentou direito.)

E depois, como diz Massimo Montanari (1949): "A comida não é “boa” ou “ruim” por si só: alguém nos ensinou a reconhece-la como tal. O órgão do gosto não é a língua, mas o cérebro, um órgão culturalmente (e, por isso, historicamente) determinado, por meio do qual se aprendem e transmitem critérios de valoração)"

Paula, muito prazer!



Quer mais?


* referência ao que Françoise Sabban e Li Yutang dizem no livro do Massimo Montanari "Comida como cultura"

2 comentários:

Alessandra Garcia disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Marcia disse...

Ola Paula, estou encantada com sua proposta. Não sei se você está na ativa. Agora já sei que em 2013 você estava. Adorei seu glossário. Eu Marcia, gostei do seu trabalho.